terça-feira, 9 de abril de 2013

Plano de Aula: diagnóstico da turma e "quebra-gelo"


APRESENTAÇÃO: JOGAR A BOLA E QUEM RECEBE FALA "NOME, IDADE E O ESPORTE/BRINCADEIRA QUE MAIS GOSTA E  QUE MENOS GOSTA"!

CONVERSA SOBRE AS AULAS DE ED. FÍSICA: DIREITOS E DEVERES

Aquecimento:

Atividade I - Formação: Alunos em duas filas, uma fila na frente e outra atrás, com os alunos lado a lado.

Desenvolvimento: A professora se colocará na frente dos alunos para que eles façam os mesmos movimentos que ela, os movimentos serão: Levar o braço direito até as costas, o esquerdo, Levantar a perna direita, a esquerda, Mexer o pé direito, o esquerdo, etc...

Atividade II - Formação: Alunos em fila no contorno da quadra

Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que eles a acompanhem correndo um atrás do outro sem empurrar ou ultrapassar o colega da frente, os alunos darão duas voltas correndo para um lado, após correram para o outro. Logo após os alunos correram de lado, dando duas voltas e depois duas voltas para o outro lado. Após os alunos darão duas voltas caminhando.
  

Parte Principal:

Atividade 1:

Nome da atividade: Gato Doente
Formação inicial: alunos espalhados pela quadra em espaço delimitado pelo professor.
Desenvolvimento: Será escolhido um aluno que será o pegador, sendo que este perseguirá os demais alunos e quando este for pego, deverá colocar a mão no local onde foi pego. ex: se o aluno for tocado na cabeça, este deve colocar uma mão na cabeça e com a outra mão deverá tocar outro aluno ajudando o primeiro pegador na perseguição aos demais, e desta forma tentar pegar outros alunos. Termina a atividade quando todos os alunos se tornarem gatos doentes.

Atividade 2:

Nome da atividade: Pegue a bola
Formação: Alunos divididos em dois grupos, cada grupo forma uma fila 
Desenvolvimento: Com os alunos em fila a professora dirá para que o aluno que está na frente fique do outro lado da quadra. A professora dará um bola para cada que está do outro lado da quadra. Quando a professora disser "já" o primeiro de cada fila deve sair correndo e trocar de lugar com o colega que está do outro lado, aluno que estiver com a bola deverá dar a bola para o colega que chegou e correr para o fim da fila, quando o aluno que estava do outro lado da quadra chegar na fila o aluno que estiver na frente deve sair correndo e trocar de lugar com o colega assim sucessivamente até que todos tenham feito a atividade. Vence o grupo que terminar primeiro a atividade.

Volta à Calma:

Atividade 1:

Nome da atividade: Onde está o chocalho?
Formação: Alunos em roda, sendo que um ficará no centro da roda.
Desenvolvimento: A professora colocará uma venda nos olhos do aluno que estiver no centro da roda, após dará um chocalho para algum aluno que esteja na roda. O aluno que estiver com o chocalho deverá começar a balançar o chocalho, e o aluno que estiver com os olhos vendados deverá tentar achar aonde está o chocalho sendo guiado pelo barulho. Se o aluno achar o chocalho poderá escolher algum colega para jogar em seu lugar. Se o aluno apresentar dificuldades a professora dará dicas para que ele possa encontrar o chocalho. Assim sucessivamente até que todos tenham participado da atividade.

Atividade 2:

Desenvolvimento: Com os alunos em círculo a professora fará uma conversa sobre o que fizeram na aula de Educação Física, a professora fará perguntas tais como;Qual atividade vocês mais gostaram?
Quais atividades vocês não gostaram?
Vocês já haviam feito essas atividades?

3 comentários: